Atividades

segunda-feira, 15 de março de 2010


 


 

Curso de Letras – EAD


 

Língua Portuguesa


 

    
 


 


 


 


 


 


 

Tipologias Textuais


 


 


 


 


 


 


 


 

Conceição do Coité 2010


 


 

Curso de Letras – EAD


 


 


 


 

Prezado aluno,


 


 

Este módulo é parte do material didático que lhe auxiliará nas suas atividades de auto-estudo e auto-formação no Curso de Letras –EAD. Ele lhe fornecerá conhecimentos relativos a tipologias textuais. Procure conhecer e explorar o máximo possível todo o conteúdo deste módulo, que foi especialmente preparado para lhe oferecer uma visão essencial a cerca do tema abordado. No entanto, ele não deve ser utilizado como o único material de pesquisa e estudo. Pelo contrario, durante o decorrer do texto, o próprio módulo sugerirá outras fontes de pesquisas, onde você possa ampliar seus conhecimentos sobre a temática em questão.


 


 

Bons Estudos!!


 


 


 


 


 

Tipologias Textuais

    


 

O que é um texto?


 

A palavra texto origina do latim textum que significa tecido, ou seja, um tecer de ideias, conceitos, informações. É por meio de textos verbais e não-verbais que o discurso se manifesta e será interpretado pelo leitor de acordo com o seu repertório, com o seu conhecimento de mundo.

    


 

O texto é uma mensagem: uma passagem falada ou escrita que forma um todo significativo independente da sua extensão.


 


 

Um texto é uma unidade de linguagem, de extensão variável, produzido a partir de um determinado contexto ou situação. E que além do contexto, ou da situação, há outros dois elementos de que depende a sua significação: o locutor ou sujeito e o interlocutor ou receptor. (BARBOSA, 1986, p.34).


 

PARA LER E COMENTAR


 

A escrita

Na diversidade de usos, a escrita cumpre funções comunicativas socialmente específicas e relevantes. Por isso, a prática de escrita escolar deve ter um destinatário-leitor e referências para poder decidir o que vai ser escrito. Podemos escrever diferentes tipos de texto e gêneros. O tipo de texto pode ser identificado e caracterizado por instaurar um modo de interação, uma maneira de interlocução (Cf. Travaglia –1991: cap. 2), segundo perspectivas que podem variar constituindo critérios para o estabelecimento de tipologias diferentes. As mais comuns são: a perspectiva do produtor do texto em relação ao objeto do dizer quanto ao fazer/ acontecer ou conhecer/saber e quanto à inserção destes no tempo e/ou no espaço. Esta perspectiva estabelece os tipos que normalmente têm sido nomeados de descrição, dissertação, injunção e narração. Essa perspectiva foi proposta em Travaglia (1991: cap. 2), e a caracterização destes quatro tipos de texto aparece resumida no Quadro 1; a perspectiva do produtor do texto dada pela imagem que o mesmo faz do recebedor como alguém que concorda ou não com o que ele diz. Aqui aparecem o discurso da transformação, quando o produtor vê o recebedor como alguém que não concorda com ele, o que cria os textos argumentativos "stricto sensu" que mobilizam explicitamente argumentos e recursos lingüísticos apropriados ao convencimento/persuasão do interlocutor e o discurso da cumplicidade quando não for argumentativo "stricto sensu".

    O gênero é um enunciado que dispõe de uma forma padrão e relativamente estável de estruturação de um todo (BAKHTIN, 2000, p. 301). Ex.: crônicas, cartas do leitor, editoriais, canções, poesia, romance, correspondências, artigo de opinião, reportagem, editorial, notícias, nota, entrevista, comentário, resenha, caricatura, conto , charge, etc.

FONTE: www.uftm.edu.br/letras/prodocencia/AVIletras070606142359.doc


 

TIPOS DE TEXTOS


 


 


 

Os textos variam conforme as intenções do autor, podendo ser narrativos, descritivos, informativos, argumentativos, injuntivos (que impõem ou apelam) ou poéticos.


 


 


 

Texto narrativo


 

Relata fatos e acontecimentos, reais ou imaginários, situados no tempo e apela para a imaginação do leitor.


 


 


 

FIGURA: http://images.google.com.br/imghp?client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&hl=pt-BR&tab=wi


 


 

EXEMPLO:
Em uma noite chuvosa do mês de agosto, Paulo e o irmão caminhavam pela rua mal-iluminada que conduzia à sua residência. Subitamente foram abordados por um homem estranho. Pararam, atemorizados, e tentaram saber o que o homem queria, receosos de que se tratasse de um assalto. Era, entretanto, somente um bêbado que tentava encontrar, com dificuldade, o caminho de sua casa.


 


 

Texto descritivo


 

O texto descritivo representa objetos e personagens, participando, portanto, do texto narrativo.

Neste tipo de texto, ocorre uma preocupação com os detalhes daquilo que se descreve, esses detalhes são de coisas, bichos, pessoas, seres, objetos, paisagens, situações e estados de alma.


 

EXEMPLO:
Sua estatura era alta e seu corpo, esbelto. A pele morena refletia o Sol dos 2 trópicos. Os olhos negros e amendoados espalhavam a luz interior de sua alegria de viver e jovialidade. Os traços bem desenhados compunham uma fisionomia calma, que mais parecia uma pintura.


 


 


 


 


 

ATIVIDADE 1


 


 


 

Observe a imagem abaixo e construa um texto narrativo e um texto descritivo.


 


 


 


 

FIGURA: http://images.google.com.br/imghp?client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&hl=pt-BR&tab=wi


 

Texto informativo


 

Seu objetivo é esclarecer, transmitir conhecimentos sobre determinado assunto. Encontra-se esse tipo de texto nas obras cientificas, nas enciclopédias, nos manuais escolares, nos guias turísticos, nos relatórios técnicos, em notícias etc.


 

Dia do amigo

  O dia do amigo foi adotado em Buenos Aires, Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo. Foi criado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro".

No Brasil, o dia 20 de julho também é adotado como dia do Amigo.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_amigo"

  


 

As características deste texto é linguagem culta, direta, deve conter as informações, citando fonte e exemplos. Jamais deve conter opiniões pessoais, o texto informativo não é uma dissertação onde você defende suas idéias.


 


 

FIGURA: http://images.google.com.br/imghp?client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&hl=pt-BR&tab=wi


 

FIGURA: http://www.rio.rj.gov.br/manual/imagens/placa_rio_comunidade.jpg


 


 

Texto argumentativo

O texto argumentativo procura convencer, propondo ou impondo ao receptor uma interpretação particular de quem o produz. Esse texto visa defender uma tese ou rejeitá-la.


 


 

FIGURA: http://images.google.com.br/imghp?client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&hl=pt-BR&tab=wi


 


 

Texto injuntivo

A palavra "injunção" significa ordem formal, imposição, exigência. As formas verbais específicas de frases que exprimem ordem estão no modo injuntivo, do qual uma das formas é o imperativo. São exemplos desse tipo de texto: receitas culinárias, manuais de montagem, etc.


 


 

FIGURA: http://www.diverplay.com.br/lojavirtual/download/Processo%20Montagem%20Snooker%20S-oficial.jpg


 


 

EXEMPLO: ABOBRINHAS RECHEADAS COM TOMATE E QUEIJO

Ingredientes:

  • abobrinhas médias limpas
  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 tomates médios sem pele e sem sementes picados
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1/2 xícara (chá) de salsinha picada
  • 1/2 xícara (chá) de vinho branco
  • 1 xícara (chá) de queijo branco de minas (ou queijo de soja) em cubos
  • sal a gosto


 

Preparo:

Corte as abobrinhas ao meio no sentido do comprimento e retire com cuidado a polpa. Reserve. Aqueça o azeite em uma panela, junte a polpa da abobrinha e refogue por 5 minutos, ou até começar a amolecer. Acrescente o tomate, o alho e a salsinha e refogue por mais 1 minuto. Junte o vinho e deixe em fogo alto por 10 minutos, ou até ficar quase seco. Acerte o sal e desligue o fogo. Recheie a abobrinha com o refogado preparado. Leve para assar em forno médio, preaquecido, por 30 minutos, ou até a abobrinha amolecer. Retire do forno, coloque os cubos de queijo por cima e leve de volta ao forno por 10 minutos, ou até gratinar. Sirva a seguir.

Texto poético


 

No texto poético, o objetivo é a própria construção da mensagem O texto poético valoriza sons, ritmos e a variedade de sentidos.


 


 

FIGURA: http://educacaodofuturo.org/rabiscos/imagens/S_MarioCastrim.jpg

Referências


 


 

ANTUNES, Irandé. Aula de português. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.


 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999.


 

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Àtica, 1990.


 

COSTA VAL, M. G. Repensando a textualidade. In: AZEREDO, J.C. (Org.) Língua Portuguesa em debate. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.


 

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002.


 


 


 


 

UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS – EAD        

DISCIPLINA: PORTUGUÊS I     

PROFESSORA FORMADORA:______________________

ALUNO (A): ______________________________________


 


 

ATIVIDADE DE SISTEMATIZAÇÃO DE CONHECIMENTO


 


 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

  • Material impresso sobre tipologia textual;
  • Leitura e discussão sobre o assunto apresentado no material impresso (tipologia textual);
  • Organização da turma em grupos para a execução da atividade avaliativa proposta;
  • Resolução e apresentação pelos grupos da atividade supracitada.
  • Participação e execução das atividades no Blog;


 

ATIVIDADE 2


 

  1. Identifique os tipos de textos. Justifique a sua classificação.


 

  1. Para virar biocarvão, a biomassa tem que passar por três fases, dentro de uma mesma máquina movida por um motor elétrico de 10 cv e com capacidade de até 1 tonelada por hora. Primeiro, ela é colocada no triturador; em seguida, passa por uma esteira para que o material fique homogêneo em forma e tamanho. (...) Em seguida, os pequenos grão são submetidos a secagem para que a umidade seja reduzida a no máximo 10%. Finalmente, na última etapa do processo, a biomassa é prensada uma parte da máquina chamada de "densificadora", sob alta pressão e temperatura de 200 ºC. Globo Ciência, ano 2, n. 2, abril 1993. p. 43.


     

  2. A coisa mais importante na imprensa é a notícia. Sua força é tão poderosa que ela vence qualquer texto mal elaborado. Isso explica por que não apenas os jornais bem redigidos dispõem de um público. (Lago Burnett)


     

  3. A Galeria do Espaço BNDS (Avenida Chile, 100, Centro) abre hoje ao público a exposição "Nara pede passagem". Lembrando os dez anos da morte da cantora, a mostra reúne reproduções de jornais e revistas, fotos de shows, capas de discos e charges de Lan e Chico Caruso. O Globo, 12/05/1999.


     

  4. Era uma vez um homem que estava pescando, Maria. Até que apanhou um peixinho! Mas o peixinho era tão pequenininho e inocente, e tinha um azulado tão indescritível nas escamas, que o homem ficou com pena. E retirou cuidadosamente o anzol e pincelou com iodo a garganta do coitadinho. Depois guardou-o no bolso traseiro das calças para que o animalzinho sarasse, no quente. E desde então ficaram inseparáveis. (Mário Quintana)


     


  5.  


     


     


     


     

  6. Em grupo, construam um texto com a tipologia indicada pelo tutor presencial. Socialize o texto com os grupos.


     


 

ATIVIDADE 3

Leia a matéria publicada no blog além da propaganda em 27 de junho de 2008. Você concorda com a atitude da ANVISA? Comente.


 


 


 


 

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou esta sexta-feira (27) a suspensão das propagandas do iogurte Activia, da Danone, em todo território nacional.

De acordo com a Resolução n.º 2.125, publicada no Diário Oficial da União, a agência considera que a empresa tem sugerido, por meio das afirmações veiculadas, a ingestão do produto como tratamento para o funcionamento intestinal irregular (constipação intestinal).

O texto trata a atitude como uma "medida de interesse sanitário".


 


 


 

FONTE: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://blog.alemdapropaganda.com.br/METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DO MATERIAL DIDÁTICO PROPOSTO

  • Apresentação do material impresso (sobre tipologia textual);
  • Atividade em grupo com os estudantes mediada pelo tutor presencial;
  • Exposição das atividades realizadas pelos grupos.


 

FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES QUE SERÃO UTILIZADAS

  • Material impresso
    (sobre tipologia textual)
  • Blog interativo- http://conectead.blosgspot.com;
  • Textos impressos. Os cursistas terão acesso a textos de várias tipologias a fim de identificá-las.


     

OBJETIVOS

  • Distinguir os vários tipos de texto
  • Adequar o discurso à situação comunicativa
  • Determinar a intencionalidade comunicativa
  • Distinguir fatos de sentimentos e de opiniões
  • Reconhecer formas de persuasão e manipulação
  • Descrever e interpretar imagens
  • Reconhecer a dimensão estética e simbólica da língua e da imagem


 

AVALIAÇÃO

Através do acompanhamento da atividade proposta no encontro presencial orientada pelo tutor, bem como a participação e apresentação das atividades por eles produzidas no Blog interatiivo;


 

ROTEIRO DE DESENVOLVIMENTO DO MATERIAL

  • Escolha da mídia
  • Definiçao do tema
  • Elaboração e construção do material impresso
  • Escolha dos textos impressos
  • Elaboração da atividade (avaliativa)
  • Criação e edição do blog


 

ROTEIRO DE USO DO MATERIAL PARA OS ALUNOS

  • Apresentação do material impresso para discussão
  • Organização dos alunos em grupo para a execução da atividade proposta com acompanhamento do tutor presencial.
  • Acompanhamento das atividades realizadas no blog.
  • Resolução e apresentação das atividades realizadas pelos grupos.


 

ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PARA OS ALUNOS


 

  • Leitura e discussão pelos alunos sobre o material impresso (tipologia textual).
  • Organização da turma em grupos.
  • Distribuição de textos impressos para que os estudantes possam identificar as tipologias.
  • Participação e interação dos grupos no blog.
  • Resolução e apresentação pelos grupos da atividade avaliativa proposta (elaboração do tipo texto solicitado pelo tutor a cada grupo com temas livres.)


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário